sexta-feira, 3 de Maio de 2024  07:12
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


MÚSICA

imprimir resumo

Concerto de Encerramento do Estágio Gulbenkian para Orquestra 2015

Concerto de Encerramento do Estágio Gulbenkian para Orquestra 2015


dia 28 de Julho pelas 21h30/ ano 2015

Teatro Aveirense


Lançado em julho de 2013, o Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob a direcção artística da maestrina Joana Carneiro, é um projeto que promove a experiência orquestral de elevado nível técnico-artístico entre a comunidade de
jovens instrumentistas portugueses ou residentes em Portugal e facilita a transição entre a fase final da vida académica e a sua entrada no mundo das orquestras profissionais.
Cerca de 80 músicos de talento excecional, com idades compreendidas entre os 17 e os 26 anos, são escolhidos através de rigorosas provas de seleção realizadas anualmente em vários locais do País, preparando obras do repertório sinfónico sob a orientação de tutores especializados e de maestros com alargada experiência neste domínio. Em 2014, no seu curto mas intenso percurso, os elementos desta orquestra de jovens tiveram oportunidade de, ao lado da Orquestra Gulbenkian, participar nos concertos de reabertura do Grande Auditório Gulbenkian, realizando igualmente concertos no âmbito do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, do Festival das Artes de Coimbra e do Festival Jovens Músicos.
Nas palavras de Joana Carneiro “é uma grande alegria participar num projeto que tem a ver com a juventude portuguesa que dedica o seu tempo à música. (…) É um espaço pré-profissional de crescimento”.
O presente concerto, com obras chave do repertório sinfónico, é resultado de mais uma edição deste projeto.

Joana Carneiro
Joana Carneiro é Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian e Diretora Artística do projeto Estágio Gulbenkian para Orquestra. Em 2009 assumiu as funções de Diretora Musical da Sinfónica de Berkeley, sucedendo a Kent Nagano e tornando-se no terceiro maestro a ocupar o lugar nos 40 anos de atividade da orquestra. Esta colaboração irá prolongar-se até 2016-2017.
Joana Carneiro nasceu em Lisboa e diplomou-se em Direcção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Concluiu o mestrado na Northwestern University e o doutoramento na Universidade do Michigan. Em 2002 foi American Symphony Orchestra League Conducting Fellow na Filarmónica de Los Angeles. Trabalhou com os maestros Esa-Pekka Salonen, Kurt Masur e Christoph von Dohnányi e dirigiu a Filarmónica de Londres como uma das três maestrinas escolhidas para a Allianz Cultural Foundation International Conductors Academy.
Foi assistente de Esa-Pekka Salonen na estreia mundial de Adriana Mater, de Kaija Saariaho, na Ópera de Paris. Mais recentemente, dirigiu a ópera A Flowering Tree, de John Adams, na Ópera de Chicago, na Cité de la Musique, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Ópera de Cincinnati. Em 2010 dirigiu apresentações de Oedipus Rex e da Sinfonia de Salmos de Stravinsky, numa encenação de Peter Sellars para o Festival de Sydney que ganhou o Prémio Helpmann.
Em 2004 foi agraciada pelo Presidente da República Portuguesa com a Comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Preço Único: 5€
Ficha artística: Direção artística - maestrina Joana Carneiro

Programa

Zoltan Kodaly, Danças de Galanta
Gustav Mahler, Sinfonia Nº 5
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®